Cabeçalho e Rodapé - Curso gratuito do Word2003 - 7ª aula




Como inserir cabeçalho, rodapé e numeração de páginas em um documento do Word. Tarefa que parece fácil, porém pode se tornar uma dor de cabeça em trabalhos extensos, em que você tem que numerar apenas algumas páginas e não todo o documento. Mais não se preocupe que iremos desvendar esses mistérios.


Deixo a sugestão de que você veja nossas aulas anteriores sobre o Word2003:
1ª aula - A interface do Word2003.
2ª aula - A barra de Formatação.
3ª aula - A barra de Tabelas e Bordas.
4ª aula - A barra de Ferramentas Padrão.
5ª aula - A barra de Desenhos.
6ª aula - As réguas

Primeiramente irei criar a problemática. Temos um documento que possui Capa, Contracapa, Índice, Introdução e Desenvolvimento , nesse documento quero que o número de página apareça somente na da página da Introdução e do Desenvolvimento e a contagem deve iniciar do numero 3, pois nesse caso iremos começar a contar a partir da contracapa. Então o documento ficaria assim, as três primeiras páginas ficariam sem número enquanto que a introdução será a página 3 e o desenvolvimento a pagina 4.

Para começar você deve posicionar o cursor (ponto de inserção, aquele traço que fica piscando na tela) no final da última página que você quer que não seja numerada, no nosso caso é o índice, cuidado, pois esse cursor deve ficar piscando depois do último caractere (letra, número...) digitado, depois clique no menu Inserir depois em Quebra , aí surgirá uma janela (como na imagem abaixo), note que logo no centro da janela tem “tipos de quebra de seção ”, mais em baixo quero que você clique em “próxima de página”, para inserir uma nova seção em outra página, e clique em OK.



Clique na Ferramenta Mostrar/ocultar ( ¶ ) para que você veja como fica o local onde você inseriu a quebra de página, veja na imagem abaixo.


 

Agora com o cursor posicionado na página da introdução , clique no menu Exibir depois em Cabeçalho e rodapé, o topo de sua página deve ter ficado como o da imagem abaixo, juntamente com uma barra de ferramentas para cabeçalho e rodapé.
 


Se sua ferramenta Vincular ao anterior estiver marcada como na imagem anterior em que ela aparece na cor laranja, clique uma vez para desmarcá-la. Isso que fará com que apenas essa seção seja enumerada, se ela ficar marcada a capa, contracapa e índice também serão enumeradas.

Clique na ferramenta formatar numeração de página, logo será exibida uma janela como a que você vê na imagem abaixo, nela iremos decidir como será a numeração das páginas. Poderiamos deixar a opção Contituar da seção anterior marcada e o número da página Introdução seria 4, por que o Word contará a capa o que não é o que queremos, devido a capa não contar, então devemos marcar a opção Iniciar em e digitar na caixa logo a sua frente o número 3 para que a contagem das páginas comece por esse número.



Agora é só clicar em OK e depois clicar em Inserir Número da página (cuidado não clique em inserir numero das paginas, pois o resultado não será o mesmo).

Para inserir o cabeçalho basta que você clique dentro desse quadro de linhas tracejadas que representa a área do cabeçalho e digitar o que você quer que apareça no cabeçalho das páginas de seu documento. Veja como ficou o resultado do nosso trabalho.


Todo esse procedimento é igual para o rodapé, para se deslocar para o rodapé basta clicar na ferramenta Alternar entre cabeçalho e rodapé.


Caso você queira inserir uma nova página, só que agora sem a numeração e sem cabeçalho e rodapé, basta repetir o procedimento de inserir uma nova seção ao final da última página que deve ser numerada e clicar na ferramenta Exibir Capeçalho e rodapé, depois se a opção vincular à Seção anterior estivér marcada basta desmarcá-la e em seguida apagar o número dá página e o texto que você eventualmente tenha inserido.

Para finalizar quero dar uma dica, para inserir uma nova página, não é necessário teclar Enter várias vezes até chegar a uma nova página, basta teclar as teclas CTRL+ENTER.


Não deixe de ler as aulas anteriores, pois elas são essenciais para que você consiga trabalhar de forma precisa com o Word2003. Comente o que você achou do artigo ou alguma dúvida que tenha ficado no ar.

Não nos perca de vista assine nosso feed e fique sabendo das novidades.

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


0 comentários:

Postar um comentário