Curso Gratuito do Word 2003 - 6ª aula - Réguas


Hoje falaremos sobre as Réguas do Word, elas serão úteis para ajustar as margens, os recuos e as tabulações de seus documentos. Portanto ela é de suma importância para que você consiga elaborar documentos mais organizados. Vamos conhecer as réguas do Word2003 na prática.


Se você ainda não leu as aulas anteriores recomendo que você leia, veja abaixo os links:
1ª aula - A interface do Word2003.
2ª aula - A barra de Formatação.
3ª aula - A barra de Tabelas e Bordas.
4ª aula - A barra de Ferramentas Padrão.
5ª aula - A barra de Desenhos.

Nas réguas do Word2003 existem duas faixas azuis (a cor vai depender do tema do seu Windows) que servirão para delimitar as margens. Para que você ajuste as margens você terá que posicionar o cursor do mouse exatamente sobre a faixa que divide a parte azul da parte branca e assim que o cursor do mouse se tornar uma seta dupla é só clicar e arrastar na direção desejada, e aumentar ou diminuir as margens. Na imagem abaixo está sendo retratada a margem superior, então se você arrastar para cima a margem superior será diminuída e para baixo aumentada.


Para ajustar o recuo do nosso documento nós iremos utilizar três pequenos triângulos que estão situados na régua superior, dois no início e outro no final da página. Os dois do início da página servirão para ajustar o recuo da primeira linha do parágrafo ( o triângulo superior) e para ajustar o restante das linhas do parágrafo (o inferior), que possui um pequeno quadrado abaixo dele e se você clicar nesse quadrado e arrastar tanto o triângulo inferior quanto o superior serão movidos para onde você arrastar. Geralmente o superior estará à frente do inferior, o triângulo que fica no final da página servirá para ajustar o recuo à direita. Veja na imagem abaixo o que muda quando você meche nesses triângulos.


Na régua você pode definir também as tabulações. Para configurar as tabulações basta clicar no ponto da régua onde você quer que a tabulação seja inserida e observar que aparece um símbolo parecido com a letra L e pronto, toda vez que você teclar o TAB o texto se deslocará para esse ponto determinado por você. Observe na imagem abaixo, o primeiro parágrafo começa onde foi definido pelo triângulo superior do lado esquerdo da régua, enquanto o segundo parágrafo só começou onde foi demarcado com a tabulação que coloquei na Régua.
:

Outra forma de configurar as margens de um documento é clicando no menu Arquivo depois em Configurar Página, aí surgirá a janela que aparece na imagem abaixo, onde você pode configurar as margens superior, inferior, direita e esquerda além de configurar a orientação da página como Retrato ou Paisagem.


Ao clicar na aba Papel você pode configurar o tipo de papel você está utilizando, ele já possui uma relação de tamanhos de páginas padrão que você pode utilizar, caso seja necessário você pode definir manualmente a largura e a altura do papel.


Por hoje é só, qualquer dúvida poste seu comentário, não esqueça de assinar nosso feed RSS ou então receba nossas novidades por e-mail.


Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


0 comentários:

Postar um comentário