Como jogar Sudoku


O Sudoku é um jogo muito bom para desenvolver o raciocínio lógico, muito bom para todas as idades. Se você é professor e deseja inserir alguma atividade nova sugiro esse jogo que tem tomado conta das salas de aula de países desenvolvidos.  Afinal como jogar o sudoku? Quer jogar o Sudoku OnLine?

O Sudoku é um jogo que se apresenta no formato de uma tabela (ou grade) com 9 linhas (horizontais) e 9 colunas (verticais), essa grade é subdividida em 9 regiões com 9 células cada.
Para jogar você deve preencher os pequenos quadros em branco (células) com números de 1 a 9, e esses números não podem se repetir, nem na mesma região, nem na mesma coluna nem na mesma linha. Veja nas imagens abaixo um Sudoku sem a resolução e em seguida ele resolvido, note que os números não se repetem em nenhuma das possibilidades que citei antes.
Sudoku sem resolução.



Sudoku resolvido, note que os números não se repetem dentro da mesma região. As regiões estão destacas em cores diferentes.



Agora veja que os números não se repetem dentro da mesma linha.



Observe na imagem abaixo que os números também não se repetem na mesma coluna, elas estão destacadas em cores diferentes.



Nos artigos que andei lendo vi algumas técnicas para facilitar a resolução do Sudoku . Agora irei explicar uma técnica que acho eficiente.

Para facilitar faça marcações nas células em branco com a finalidade de descobrir quais os números que não podem ser inseridos nela. Veja na imagem abaixo que cada ponto representa um número.


Para saber se você entendeu, pense qual/quais números podem preencher esta célula, de acordo com a marcação.

Se você respondeu 3 ou 8 acertou.


Agora que sabemos quais números não podemos inserir nas células ficou mais fácil.



Para começar vamos preencher as células em que só podemos colocar um número, veja na imagem abaixo quais são elas.



Essa simples tarefa de preencher as células que possuem uma só possibilidade já ajudará a preencher as células que possuem 2 números possíveis e essas ajudarão a preencher as que possuem 3 possibilidades e assim por diante.



Observe a célula que está destacada em azul, veja que as únicas opções para preenchê-la eram os números 1 e 7, só que ao preencher a que estava logo abaixo dela com o número 1 (que era a única opção) a única possibilidade que restou foi o número 7.



Veja um pouco da História do Sudoku segundo a Wikipédia.

Garns adicionou ao quadrado latino uma terceira dimensão e apresentou sua nova criação como uma grade parcialmente preenchida onde o solucionador deveria preencher os demais quadros vazios. As primeiras publicações do sudoku ocorreram nos Estados Unidos no final dos anos 1970 na revista norte-americana Math Puzzles and Logic Problems, da editora Dell Magazines, especializada em desafios e quebra-cabeças. A editora deu ao jogo o nome deNumber Place, que é usado até hoje nos Estados Unidos.

Em 1984, a Nikoli, maior empresa japonesa de quebra-cabeças, descobriu o jogo e decidiu levá-lo àquele país. O nome Sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase,suuji wa dokushin ni kagiru ( 数字は独身に限る ) que significa os dígitos devem permanecer únicos; e é uma marca registrada da Nikoli. Em japonês a palavra é pronunciada [s ɯː dok ɯ ], em português pronuncia-se sudoku. Em 1986, depois de alguns aperfeiçoamentos no nível de dificuldade e na distribuição dos números, o sudoku tornou-se um dos jogos mais vendidos do Japão, onde os jogos numéricos são mais populares que palavras-cruzadas e caça-palavras, que não funcionam muito bem na língua japonesa. Outras editoras japonesas que lançaram o produto referem-se ao jogo como colocando os números, ou como "Nanpure". Algumas editoras não japonesas soletram o título como "Su Doku".

Apesar de toda a popularidade no Japão, o sudoku não conseguiu atrair a mesma atenção no Ocidente até o fim de 2004, quando Wayne Gould - um juiz aposentado de Hong Kong, que também era fã de quebra-cabeças e programador de computador - viajou a Londres para convencer os editores do The Times a publicar o sudoku. Gould havia criado um programa de computador que gerava jogos de sudoku com vários níveis de dificuldade e não estava cobrando nada por ele. O Times decidiu arriscar e no dia 12 de novembro de 2004 publicou seu primeiro sudoku.

No Brasil, o Sudoku é publicado pelas Revistas Coquetel (Ediouro) desde o início de 2005. Em Portugal, ele começou a ser publicado em Maio de 2005 pelo jornal Público e actualmente já existem muitas publicações portuguesas de formato bolso, como é o caso do Extreme Sudokusda Editora Momentos de Relax ou Super Sudokus da Editora JEA. Estão disponíveis no mercado brasileiro duas opções. A revista Sudoku(tamanho grande) e Sudoku de bolso, em formato mais portátil.

 
Não sei se vocês já perceberam mais temos o Sudoku aqui no blog na parte inferior da nossa barra lateral, para jogá-lo basta clicar em Jogar Sudoku online sobre os quadros em branco e digitar o número.



Segue abaixo uma legenda dos botões da parte inferior do jogo.



Referências:

Seguindo essas dicas o restante estará mais fácil, espero que tenham conseguido acompanhar, se não conseguiu deixe seu comentário que tentarei ajudar. Não nos preca de vista assine nosso RSS Feed ou então receba nossas novidades via e-mail, veja nosso ícones no alto da nossa barra lateral .

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


1 comentários:

ANA ALVES disse...

OLÁ;
GOSTO DE JOGAR SUDOKU MAS AINDA NÃO CONSEGUI PREENCHER AS DE NOVE. TENTAREI COM ESTE METODO, ESPERO ACERTAR. GRATA.

Postar um comentário