R7 X G1 - cópia ou tendência


Há algumas semanas a Record lançou seu portal de noticias o R7 e fez bastante propaganda do “maior portal de notícias do país”. Já de cara achei estranho, pois R7 me lembrou logo o G1 que pertence a Globo. Apesar da curiosidade despertada demorei alguns dias para acessar o agora famigerado, quando acessei, eis a primeira impressão:


Ao analisar como internauta e aficionado em portais de notícias, notei a semelhança que eles tentaram implementar. A separação em cores dos conteúdos, que eles apenas mudaram algumas cores e não separaram em colunas, e ao não separar deu uma grande impressão de desorganização e dificulta bastante a leitura é um exemplo de cópia modificada e piorada.


Sei que há uma tendência de facilitar o carregamento da página e de facilitar a leitura dos internautas, mais eles deveriam ter feito seu próprio estilo. Esse fato de copiar a Globo só aumenta a sensação de que eles querem ser os melhores da comunicação utilizando o velho ditado que diz “nada se cria, tudo se copia”, outros fatos que provam isso são: a procura incessante por profissionais globais como a Mylena Ciribelli e a nomenclatura dos programas que são idênticas, ou mudam apenas uma palavra mais deixam o significado parecido, exemplo o próprio programa da Mylena chamado “Esporte Fantástico” em alusão ao “Esporte Espetacular” da Globo. Vejam as imagens abaixo e visitem os dois portais e tirem suas próprias conclusões.




Menu lateral, com efeito que muda de cor quando o mouse está sobre ele, a cor é de acordo com o conteúdo:



Topo das páginas, que também são muito parecidos: 












Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


1 comentários:

Unknown disse...

kkkkkk o que eu acho mais engraçado no r7 é que tem muitos especialistas em novelas criticando as novelas da globo.
agora procura alguns deles falando alguma coisinha ruin das novelas da record!

Postar um comentário