Fórmula SE - Curso Gratuito do Excel 2003 - 14ª aula

Logomarca Curso Excel 2003

Nessa aula iremos trabalhar outras formas de se usar a função condicional SE, por exemplo, podemos usá-la em casos que ela deverá obedecer a dois critérios (com a SE(E()) ) ou analisar dois critérios responder “verdadeiro” se um deles for verdade ( com a SE(OU()) ).


Para realizar essa aula é necessário que você já tenha se familiarizado com o Excel , caso essa seja a primeira vez que você acessa nosso curso recomendo que você faça as aulas anteriores em que inclusive nós trabalhamos a fórmula SE em sua forma mais simples. Segue abaixo a lista das aulas do nosso curso.


Para praticar usaremos a planilha de Notas Escolares que fizemos na 4 ª aula e complementamos na 5ª aula, repito, se você perdeu essa aula acompanhe-a e depois retorne aqui. Segue abaixo a imagem da planilha com algumas notas alteradas para nos auxiliar no exercício:

Planilha de Notas Escolares

Para começar vamos compreender essa função um pouco melhor:

=SE(TESTE LÓGICO;”VERDADEIRO”;”FALSO”)

TESTE LÓGICO : É onde você diz qual é a condição para que a função retorne o valor “VERDADEIRO”, caso essa condição não for respeitada o valor retornado será o “FALSO”.

VERDADEIRO: É o valor que a função deverá retornar se o “TESTE LÓGICO” (condição) for respeitado. Se você não definir um valor nem para ele nem para o FALSO o resultado será 0 (zero) caso a condição seja obedecida.

FALSO : É o valor que será apresentado caso a condição não seja respeitada, como no caso anterior se você não apresentar um valor para eles será apresentada a palavra “Falso” caso a condição não seja obedecida.

A função SE(OU:

Vamos imaginar uma situação em que você tem que selecionar alunos para participar de uma olimpíada de Matemática, o critério para que o aluno participe da competição é que ele tenha um média final igual ( =) ou maior que (>) 9 ou então que ele esteja aprovado em todas as matérias.

Para resolver essa problemática teremos que aninhar a fórmula CONT.SE , ela será usada para contar em quantas matérias o aluno foi aprovado caso tenha sido aprovado nas 5 ele participará do evento. A sintaxe da fórmula ficaria mais ou menos assim:

=SE(OU(MEDIA FINAL>= 9;CONT.SE(MEDIA FINAL; “APROVADO”)=5);”Participará”;”Não Participará”)

Já com os dados ficaria assim:

=SE(OU(D5>=9;CONT.SE(E4:E8;"Aprovado")=5);"Participará";"Não participará")

Digite essa fórmula na célula F4 logo à frente do resultado de Matemática e tecle ENTER.

Planilha de Notas Escolares 2

O resultado que deve aparecer é Participará , pois apesar de o aluno possuir uma média final inferior a 9 (e assim não respeitar a primeira condição) ele foi aprovado em todas as matérias (isso está de acordo com a segunda condição), e como a fórmula diz que se ele tiver uma nota => 9 ou então se estiver aprovado em todas as matérias ele participará então a resposta não podia ser outra.

A função SE(E:

Essa função também é uma forma de inserir duas condições na fórmula SE, só que diferentemente da SE(OU, nela as duas condições devem ser respeitadas para que o resultado seja “VERDADEIRO”. Para exemplificar iremos usar o mesmo caso do aluno que deveria ou não ser selecionado para uma olimpíada, só que nesse caso iremos usar a nota de Física.

Para participar da Olimpíada de Física o aluno além de ter média na Matéria superior a 9 também deve ter sido aprovado em todas as matérias. Para isso usaremos a célula F8 para inserir nossa fórmula, que na teoria será assim:

=SE(E(MEDIA FINAL>= 9;CONT.SE(MEDIA FINAL; “APROVADO”)=5);”Participará”;”Não participará”)

Na pratica a nossa função terá a seguinte forma:

=SE(E(D8>=9;CONT.SE(E4:E8;"Aprovado")=5);"Participará";"Não participará")

Note que apenas o OU foi trocado pelo E , e essa pequeno detalhe faz toda a diferença, visto que o resultado será o contrário “Não participará”. Isso porque dissemos com essa fórmula que ele só participaria se tivesse média final >=9 e também fosse aprovado em todas as 5 matérias.

Planilha de Notas Escolares 3

Por hoje é só, veja que é muito simples entender o funcionamento das fórmulas só é necessário ter atenção.

Assine nosso RSS Feed, siga-me no Twitter ou receba nossas novidades por e-mail e seja o primeiro a saber quando postar uma nova aula.



Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


5 comentários:

Edson Reis disse...

Prático,de fácil entendimento,é um oásis neste deserto causticante de informações...Excelente!!!Parabéns pela matéria bem elaborada de visual agradável e suave!!!Gostei!!!

marvinoliveiras disse...

Muito obrigado!

Beatriz Jenkins disse...

Estou adorando poder aprender e revisar meus poucos anteriores conhecimentos de Excel 2003. Mas tenho que fazer uma critica construtiva aqui: no exemplo proposto acima, todas as notas sao de um unico aluno (com suas notas de 5 disciplinas e em 2 sememestres). E a coluna da participacao ou nao na olimpiada ora determina que ele PARTICIPARA e ora diz que ele NAO PARTICIPARA. Pra mim ficou confuso usar este exemplo acima, mas afora isso estou muito satisfeita com o curso! Muito obrigada!

Beatriz Jenkins disse...

FAVOR DESCONSIDERAR MEU COMENTARIO ANTERIOR. Reli atentamente e sao DUAS OLIMPIADAS diferentes!!!

marvinoliveiras disse...

resolvi publicar seus dois comentários @Beatriz Jenkins para que outras pessoas que fiquem com a mesma dúvida que você possam saná-la.

Postar um comentário