Curso Gratuito do Word 2003 - 4ª aula - Barra de ferramentas Padrão



Na aula de hoje falaremos sobre a barra de ferramentas padrão, essa barra é muito importante já que encontramos ferramentas como Salvar, Novo, Abrir, desfazer entre outras que são de suma importância para que você consiga utilizar o Word de forma precisa e rápida.
Como pré requisito para que você possa acompanhar essa aula de forma mais eficiente indico que você leia as aulas anteriores:
Seguindo o mesmo esquema das aulas passadas observe a imagem abaixo que ilustra a Barra de Ferramentas Padrão para se guiar, quando for pedido para clicar em uma determinada ferramenta que você não sabe onde se encontra localize-a nela.




A ferramenta Novo, é bem fácil pré-supor, que serve para abrir um novo arquivo, ela vai te poupar o trabalho de ter que clicar em iniciar > programas > Microsoft Office > Word 2003 para abrir um novo arquivo em branco, ao clicar nela automaticamente já se abrirá um novo arquivo.
A ferramenta Abrir você irá utilizar para abrir um arquivo salvo anteriormente, clique na ferramenta Abrir e veja que aparece uma nova janela parecida com a que utilizamos para salvar o texto da 2ª aula porém observe que o título dela é abrir e não salvar como. Para abrir um arquivo basta clicar uma vez sobre ele e clicar em abrir (localizado na parte inferior direita dessa janela) ou clicar duas vezes sobre o arquivo. Veja a imagem abaixo:


Salvar, como o próprio nome diz essa ferramenta serve para salvar o arquivo que você acaba de digitar ou alterar (na aula 2 do curso eu explico como salvar um arquivo, clique aqui e confira).
Afinal qual a diferença entre clicar na ferramenta Salvar, ou no menu Arquivo depois em Salvar ou clicar em Arquivo depois Salvar Como?
Se você ainda não salvou o texto as três opções servirão para a mesma coisa, no entanto se você já tinha salvo esse arquivo e agora fez uma alteração, existirá diferença. Se você optar por uma das duas primeiras opções o arquivo anterior ( sem as alterações) será substituído pelo atual (com as alterações) já ao clicar em Arquivo > Salvar Como, será apresentada novamente a janela de salvar onde você irá decidir um novo nome para o arquivo e o salvará, assim serão dois arquivos ( o inicial sem alterações e o outro alterado). Saber essa diferença é muito útil para pessoas que possuem arquivos em que precisam alterar apenas alguns dados para gerar outro arquivo sem perder o anterior, por exemplo contratos onde as pessoas apenas alteram as partes envolvidas e outros poucos detalhes, ao Salvar Como o contrato anterior será mantido e será salvo um outro contrato.
Seguindo as indicações da imagem abaixo salve o texto da 2ª aula com um nome diferente.

Depois use a ferramenta Abrir, e veja que você tem os 2 arquivos e se ficar curioso clique na ferramenta Salvar para confirmar que não abre a janela salvar como e também não aparece outro arquivo junto aos anteriores.
A ferramenta Permissão serve para que você bloquear a edição do seu arquivo, você pode permitir que uma outra pessoa só visualize e não consiga nem alterar, copiar ou imprimir, pode permitir que ela visualize edite mas não imprima ou dar controle total para que ela faça o que quiser ( que o padrão). Como esse recurso é muito bom e tem um conteúdo extenso escreverei um artigo específico sobre ele, aguarde.
A ferramenta E-mail poderá ser usada para enviar o conteúdo do seu arquivo por e-mail, porém  essa ferramenta  não é muito utilizada devido sua complexidade, pois é necessário que você tenha uma conta  de  e-mail configurada no Outlook para conseguir enviar o arquivo por e-mail, então fica mais fácil enviar em anexo no seu webmail ( e-mail utilizado no seu browser).
Imprimir, como seu nome já deixa claro serve para você imprimir o arquivo, você só deve imprimir por esse ícone se você não tiver nenhuma alteração a fazer nas propriedades de impressão do seu arquivo, por exemplo: você deseja imprimir em sua impressora padrão? você deseja imprimir todas as páginas do seu arquivo? o tipo ou o tamanho do papel já está configurado?se você respondeu sim para essas perguntas você pode clicar nessa ferramenta, caso contrário recomendo que você clique em Arquivo > Imprimir ou pressione juntamente as teclas Ctrl + P, ai será apresentada a janela onde você poderá configurar sua impressão. Veja abaixo a imagem da janela que será aberta.

1 - Essa é a impressora onde o arquivo será impresso, caso você queira imprimir
em outra impressora é só clicar e escolher qual.
2 - Ao clicar em propriedades, abrirá outra janela em que você configurará opções como o tamanho do papel, veja na imagem abaixo.


3 - Nesse local você irá digitar o número das páginas que você quer imprimir. Se você quiser imprimir a página 1 é fácil mais se você quiser imprimir a página 1 e da 10 até a 21?, como imprimir dessa forma?. basta separar as páginas ou intervalos por ";" (ponto e vírgula) e para definir um intervalo de páginas a serem impressas basta separar a primeira página e a última por um "-" (hífen), exemplo, 1;10-21 , aí seria impressa a página 1 e todas as páginas de 10 a 21. Se você quiser imprimir todas as páginas de seu documento basta escolher a opção Todas ou então se você quiser imprimir apenas a página que você está nesse momento é só selecionar a opção Página Atual.
4 - Nesse quadro você digitará quantas cópias de cada página você quer imprimir. Se você
deixar a opção Agrupar marcada, serão impressas todas as páginas e depois a cópia, caso contrário será impressa a página 1 e sua cópia, a 2 e sua cópia assim por diante. Desmarque essa opção e veja que o desenho das páginas muda ai você entenderá melhor.
Visualizar Impressão, com essa ferramenta será possível saber como seu arquivo será impresso você verá qual a aparência de sua página inclusive poderá ver se aquela figura está sendo impressa por inteiro ou se será cortada e a partir daí efetuar as devidas correções.


Afinal por que meu texto está cheio de sublinhados vermelhos e verdes?
Isso acontece quando você digita palavras com grafia errada ou não reconhecida pelo dicionário do programa (sublinhado vermelho) ou quando você não pontua corretamente seu texto, esquecendo das vírgulas, pontos ou até mesmo quando você não conjuga os verbos corretamente ou esquece do plural por exemplo (sublinhado verde) como corrigir esses erros? basta você utilizar a ferramenta Correção Ortográfica, veja a explicação de como utilizar essa ferramenta logo abaixo.
Correção Ortográfica é uma ferramenta que te ajuda a corrigir os erros de seu texto, tanto gramaticais quanto de grafia. Logo abaixo veremos a janela que aparece quando você clica na ferramenta. Observe que aparece em vermelho a palavra "Arial" que está escrita corretamente, porém o Word não a reconhece, nós podemos escolher alguma das opções: Ignorar uma vez vai manter a palavra do jeito que você digitou mais se ela aparecer outra vez no texto o Word vai reconhecer como errado para que ela não seja reconhecida como errada todas as vezes que ela aparecer no texto você terá que clicar em Ignorar todas, caso você tenha certeza (com toda a certeza mesmo!) que essa palavra está correta você pode clicar em Adicionar ao dicionário, o que fará com que ela seja reconhecida como uma palavra escrita corretamente em todos os arquivos digitados em seu Word.


Caso a palavra estivesse escrita de forma errada nós poderíamos clicar em uma das sugestões do software que aparecem do lado esquerdo inferior como areal ou arear e depois clicar em alterar, essa palavra será substituída, somente essa vez e se ela ocorrer novamente no texto você terá que corrigi-la, se você quiser que todas sejam corrigidas clique em Alterar todas, se você quiser que ela seja corrigida automaticamente assim que você digitar sem que seja necessário que você use a ferramenta correção ortográfica basta escolher a sugestão correta e clicar em autocorreção.
Pesquisar, você poderá utilizar essa ferramenta caso você precise encontrar um sinônimo ou até mesmo a tradução de uma palavra (essa opção necessita que você esteja conectado à Internet). Depois que você clica na ferramenta aparece uma janela na lateral direita do Word, logo abaixo de "procurar por" você irá digitar a palavra, logo abaixo você vai escolher qual opção você deseja: encontrar um sinônimo no dicionário português ou Inglês ou traduzir.
Recortar, Copiar e colar
Vamos conhecer essas ferramentas em conjunto, pois suas funções são parecidas ao até mesmo dependentes uma da outra. Para começar vamos digitar  o endereço do site "marvin7.com", depois  selecione-o ( detalhes de como selecionar veja na aula 2 clicando aqui), clique na ferramenta Recortar, observe que o endereço do site que estava selecionado sumiu, agora clique na ferramenta  colar e observe que o endereço retornou, selecione o endereço novamente e clique na ferramenta copiar, dessa vez não sumiu o endereço que selecionamos, clique logo na frente do endereço marvin7.com e clique na ferramenta colar e veja que aparece outra cópia do endereço.
Vamos entender, a ferramenta Recortar fez com que o texto sumisse, para exemplificar, vou usar um exemplo que sempre utilizo nos cursos de inclusão digital em que sou instrutor, imagine que você tinha um desenho em seu caderno e um colega pegou uma tesoura recortou o desenho e colou no caderno dele, resultado, você ficou sem o desenho e ele com o desenho em seu caderno. Com a ferramenta copiar, utilizando o mesmo exemplo, é como se você tirasse uma fotocópia (xerox) de seu desenho e o seu colega o colou em seu caderno, no final tanto você quanto ele tinham uma cópia do desenho.

O
Pincel é muito útil para você que está formatando seu texto, com ele é possível copiar a formatação de uma palavra ou texto, e aplicar em outro(a), poupando seu tempo, imagine se uma palavra esta formatada com negrito, itálico, tamanho de fonte diferente tipo de fonte diferente e sombreamento e você quer formatar outra palavra da mesma forma, você teria que aplicar as formatações uma a uma.
Como funciona a ferramenta Pincel?
Vamos ver na prática, digite a palavra "curso" e tecle enter, agora digite a palavra "Word2003", depois selecione a palavra "curso" e clique na ferramenta Negrito, depois em itálico, depois na ferramenta tamanho de fonte e escolha 16, depois clique em sombreamento e escolha a cor amarela ( todas essas ferramentas estão na barra de formatação e foram mostradas na aula 2, se não as conhece clique aqui e conheça). A palavra deve ter ficado com essa aparência: curso.
Selecione a palavra Curso e depois clique na ferramenta Pincel, observe que o cursor do mouse está com uma aparência diferente, depois é só selecionar a palavra Word, e pronto você formatou a palavra Word exatamente como a palavra curso clicando em apenas uma ferramenta e assim poupou muito tempo.
Desfazer e Refazer, essas duas ferramentas são de extrema utilidade. Delete tudo que digitamos até agora nessa aula, agora que você deletou não tem problema nenhum, não é? afinal não tínhamos digitado nada de importante, porém, se você tivesse acabado de deletar por acidente todo o trabalho que você perdeu a noite digitando? para isso existe a ferramenta desfazer que ao clicar sobre ela a ultima ação feita por você é desfeita (no caso apagar o texto), clique sobre ela e veja que o que foi deletado voltou ao seu local, a ferramenta Refazer fará o contrário da desfazer, exemplo, você deletou o texto e se arrependeu, clicou na ferramenta desfazer, o texto retornou, aí você constatou que não tinha nada de útil então você pode clicar na ferramenta que ela fará com que seja refeita a ação que foi desfeita. Não é difícil constatar que a ferramenta Refazer só terá função se a Desfazer tiver sido usada antes.
No teclado a função desfazer pode ser usada com a combinação das teclas CTRL + Z (tecladas simultaneamente).
Inserir Hyperlink é um recurso para você que quer inserir um link em seu texto para um site da Internet ou para um arquivo no seu computador como imagens, planilhas e outros textos.
Na maioria das vezes quando você digita o endereço de um site ele já é convertido automaticamente em um link, se for sua intenção converter o endereço digitado em um link tudo bem, você poupou tempo, mais se não for e você quiser remover basta selecionar o endereço digitado e clicar com o botão direito do mouse  e clicar na opção remover Hyperlink.

Na imagem abaixo veja a janela que se abre quando você clica na ferramenta Inserir Hyperlink para configurar o seu link:


1 - Nesse local você deve digitar o texto que será exibido no documento.
2 - Ao clicar em dica de tela, se abrirá uma janela onde você irá digitar uma frase ou uma palavra que resuma o que é esse link, quando você passar o cursor do mouse sobre esse link aparecerá um pequeno lembrete com essa dica você verá logo abaixo na imagem a frase "cursos gratuitos".
3 - Nesse local você irá digitar o endereço do site ou arquivo que irá abrir quando clicar no Hyperlink no exemplo eu coloquei o "http://www.marvin7.com", caso você queira abrir um arquivo você pode selecionar ele no centro da janela onde se encontram as pastas como "Minhas Imagens" e "Minhas Músicas". Após realizar esses passos clique em OK e veja o resultado.


Na aula 3 ( barra de tabelas e bordas) foi mostrado como proceder caso uma barra de ferramentas não esteja aparecendo em sua área de trabalho do Word e você queira inseri-la, na barra de ferramentas padrão também é possível inserir ou remover a barra de Tabelas e Bordas, clicando na ferramenta Tabelas e Bordas.
Além de inserir tabelas através da barra de ferramentas Tabelas e bordas, também é possível inserir uma tabela na barra de Ferramentas Padrão basta clicar na ferramenta Inserir Tabelas, após clicar observe que aparecem uma seqüencia de quadros que representam o tamanho da tabela que você deseja inserir, caso o número não seja suficiente basta clicar e arrastar para a direita ( para aumentar a quantidade de colunas) ou para baixo ( para aumentar a quantidade de linhas). O que são colunas? o que são linhas? se você não sabe responder essas perguntas sugiro que leia a aula 3 do nosso curso sobre a Barra de tabelas e bordas clicando aqui. Observe abaixo as imagens mostrando o antes de clicar e arrastar e o depois.

Inserir Planilhas, servirá para você que trabalha com o Excel e precisa por exemplo inserir uma planilha com cálculos em um relatório ou trabalho. Ao clicar nessa ferramenta será apresentada uma janela como a da imagem anterior (da ferramenta Inserir Tabela) e você irá configurar as dimensões da sua planilha, configure sua planilha com 3 colunas ( vertical) e 3 linhas (horizontal).
Após inserir observe que já aparece uma planilha em sua área de trabalho (folha), como na imagem abaixo, após clicar em outra parte da área de trabalho sua planilha ficará com a aparência de de uma tabela e quando você voltar a editá-la ela retornará a sua aparência ( de janela do Excel). Você irá aprender a utilizar o Excel em um curso específico sobre ele que lançaremos logo logo, e a partir do momento que você já souber utilizar o Excel essa ferramenta será muito útil.


Para utilizar a ferramenta Colunas, será necessário que você abra o texto "As palavras Mágicas" que digitamos na segunda aula ou um outro que você tenha em seu computador.
selecione seu texto e clique na ferramenta Colunas e coloque em 3 colunas, veja que seu texto foi separado em três colunas, essa ferramenta não serve só para colocar todo seu texto dividido em colunas ela pode ser aplicada também em uma parte dele basta que você selecione a parte desejada.

Assim como a ferramenta Tabelas e Bordas serve para exibir/ocultar a barra de Tabelas e Bordas a ferramenta Desenho serve para exibir/ocultar a barra de Desenho, que normalmente está localizada na parte inferior da janela do Word, clique e observe se a barra da imagem abaixo aparece ou some quando você clica na ferramenta ( não perca nossa próxima aula ela será sobre essa barra).


A ferramenta Mostrar/Ocultar é importante para quem está digitando um trabalho ou um documento que tenha normas à serem seguidas. Quando você clica nessa ferramenta ela te mostra onde você inseriu um parágrafo através do símbolo ( ) ou um ponto ( ∙ ) entre as palavras para informar que você deu um espaço entre elas, se aparecerem 2 você deu dois espaços o que é errado você só deve dar um espaço entre as palavras, pode aparecer também uma seta voltada para a direita (→) que significa que você inseriu uma tabulação, existem outros símbolos mais ficaria extenso demais inseri-los aqui, você aprenderá esses menos (ou mais) importantes no seu convívio com o software.
A ferramenta Zoom, como em uma câmera serve para te aproximar ou distanciar do arquivo ( seu texto), quando você precisar enxergar as letras ou figuras maiores ou menores sem ter que aumentar ou diminuir o tamanho essa ferramenta é a indicada.
Ao clicar na Ajuda do Word, se abrirá uma janela em que você poderá tirar dúvidas sobre ferramentas e as configurações em geral desse software.
Ler é uma ferramenta que possibilita uma melhor visualização do documento que está sendo digitado/alterado, ao clicar nessa ferramenta a janela do Word muda para uma forma mais limpa sem tantas barras e ferramentas facilitando sua leitura.

Por hoje é só, espero ter ajudado a desvendar alguma dúvida. Qualquer dúvida ou sugestão poste seu comentário


3 comentários:

Irmão LAS disse...

Realmente é de grande ajuda para resolver problemas do word 2003! Gostei imensamente!

Irmão LAS disse...

O Curso Gratuito word 2003, realmente, é eficaz para solucionar problemas! Gostei imensamente!

Anônimo disse...

O Curso é de grande ajuda para resolver proble-
mas, tirar dúvidas e dá "uma mão" sem tamanho
para aqueles que querem aprender e nem sempre
dipõe de dinheiro para pagar um curso semelhante
O exemplo que vocês dão deveria servir de modelo
para muita gente. Muito obrigado pela "força".
Continuem, merecem o nosso respeito.
Alberto Cunha - Porto Alegre/RS 01.08.2012

Postar um comentário