Curso Gratuito do Excel 2003 - 1ª aula

Curso gratuito do Excel 2003
hoje daremos início ao curso gratuito do Microsoft Office Excel-2003,nessa aula iremos conhecer a interface desse software, o que é uma planilha eletrônica? o que é uma coluna? O que é uma linha? O que é uma célula? Como identificar o endereço de uma célula? Quantas linhas e colunas tem o Excel? Nessa aula iremos obter as respostas para essas perguntas.

O Excel é um software que faz parte do pacote de softwares Office, daMicrosoft, ele serve para a elaboração e edição de planilhas eletrônicas. Veja abaixo a imagem da interface do Excel e observe que a maioria das ferramentas seguem o mesmo padrão do Word, ou seja tem a mesma aparência e a mesma utilidade, por isso iremos enfatizar as ferramentas que ainda não conhecemos.
Interface do Excel

O que é uma planilha eletrônica?

Uma planilha é um recurso muito utilizado por nós no dia dia,no entanto não a chamamos de planilha e sim de tabela, um exemplo é a lista de compras, outro é aquela tabela com as notas da escola/faculdade para acompanhar o nosso desempenho, ou seja uma planilha é uma tabela formada por linhas e colunas. Esse tipo de arquivo é fundamental para que possamos organizar dados e realizar cálculos com extrema precisão e velocidade. O adjetivo “eletrônica” serve para designar uma planilha feita utilizando um software (programa) de computador específico para esse fim.

O que são colunas e linhas?

As colunas são faixas verticais que são nomeadas com letras (A, B, C...), em ordem crescente, veja na imagem abaixo uma coluna selecionada.
Coluna selecionada no excel

As linhas são faixas horizontais que são nomeadas com números em ordem crescente (1,2,3....), veja na imagem abaixo uma linha selecionada.


Linha selecionada no Excel

Quantas linhas e colunas possui o Excel?

Como foi dito anteriormente as linhas são numeradas a partir do numero 1, sua numeração segue até o número 65.536. Seria lógico pensar que as colunas iriam até a letra Z, no entanto ao atingir a letra Z, começa então uma combinação de letras como AA, AB, AC ….. até a IV que é a última coluna da planilha, as colunas são 256 ao todo. Se você lembrou do conceito de coluna, linha e célula já sabe que a última célula da planilha é a IV65.536, totalizando 16.777.216 células.

O que é uma célula e como diferir uma da outra?

As células são os pequenos retângulos formados pelo cruzamento de uma coluna e uma linha, para diferenciar uma da outra é necessário que você veja em que coluna e em que linha ela se encontra, por exemplo, uma célula que está na coluna C e na linha 7 recebe o nome de C7. Veja na imagem abaixo a célula C7 selecionada e note que ela aparece com suas bordas mais espessas (largas), observe a coluna e a lina em que ela está posicionada, veja que para te ajudar a tanto a linha quanto a coluna aparecem com uma coloração diferente.

Célula selecionada no Excel

Para selecionar uma célula basta clicar nela ou usar as setas do teclado para se locomover entre as células até chegar à célula desejada.

Esses conceitos de coluna, linha e célula é de fundamental importância para que você consiga entender o restante do curso, portanto se não entendeu esses conceitos, releia os parágrafos anteriores.

A demora de postar novas aulas é devido um problema que venho enfrentando com o meu Velox (Lerdox) que não funcionou por quase uma semana, tentarei postar novamente assim que possível.

Não deixe de comentar o que você achou da aula e poste suas dúvidas também. Assine nosso RSS Feed ou receba nossas novidades por e-mail, para se inscrever é fácil observe na nossa barra lateral os nossos ícones.

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


16 comentários:

Tereza disse...

Marcos, primeiramente gostaria de te parabenizar pela iniciativa, onde diversos cursos( de inferior qualidade) existem disponíveis e pagos, e vc, com sua boa vontade e dedicação nos possibilita conhecer um pouco mais dessa ferramenta que a cada dia se torna mais necessária.
Obrigada por dividir seus conhecimentos e nos ajudar a estudar, uma vez que as pessoas que estão se preparando para concursos públicos tem que investir em cursos e isso nem sempre é possível.
Abraços!!

marvinoliveiras disse...

@Tereza, Não há de que, como a frase abaixo do título do blog já diz, a minha intenção é difundir conhecimento, afinal de que adianta o conhecimento se não for repassado.
É um prazer saber que o conteúdo desse blog está ajudando pessoas.

Unknown disse...

Bom, eu gostaria de agradecer a opotunidade de poder fazer um curso rápido e muito eficaz, parabéns pelo projeto, e gostaria de esclarecer uma dúvida, à respeito das linhas do excel, em uma tabela que eu fiz eu não consegui fazer com que apareçam as linhas na hora de imprimir.Como eu posso fazer?Obrigada.

marvinoliveiras disse...

Muito obrigado pelo reconhecimento @nayara. Para que essas linhas sejam impressas é necessário que você insira as bordas, para isso você deve selecionar a parte da planilha em que as bordas serão inseridas clicar na ferramenta "Bordas" e escolher quais bordas você quer iserir, imagino que você queira que todas elas apareçam então escolha a opção "Todas as Bordas". Na 4ª aula do nosso curso de Excel essa ferramenta é utilizada, segue o endereço: http://www.marvin7.com/2009/12/notas-escolares-4-aula-curso-gratuito.html
Tente e depois retorne aqui para informar como foi.

Unknown disse...

Mais uma vez eu gostaria de agradecer, sua dica foi indispensável na formatação da minha tabela,de uma maneira bem simples você consegue ensinar de uma forma que todos possam entender, da mesma forma forma você faz com seu curso por isso esse ele tem alcançado grande êxito na internet.Parabéns, sucesso e mutio obrigada.

marvinoliveiras disse...

@nayara não há de que. Continue prestigiando o nosso conteúdo, tentarei melhorá-lo ao máximo.

Anônimo disse...

De: Luana
Para: Marvin

Parábens pela inciativa...não sabe o qto está me ajudando, pois cai de paraqueda numa empresa q só lida com fórmulas de excel e perdida fiquei...pois não dá tempo de fazer um curso...até qdo achei seu site, que posso dedicar o pouco tempo que me sobra depois do trabalho para aprender aqui tudo que preciso.
Acho difícil...mas estou entusiasmada!
Muito obrigada!

marvinoliveiras disse...

@Luana difícil realmente é, mas não é impossível, como tudo na vida precisamos de força e perseverança, pode ter certeza que o que conquistamos com esforço tem um valor ainda mais alto, só de procurar conhecer você já demonstra que é capaz. Fico agradecido pelos seus elogios.Boa sorte em seu novo emprego.

Anônimo disse...

De: Gisele Braga
PAra Marvin

Muito obrigada pela grande vontade de passar seus conhecimentos que Deus lhe de em dobro, de todos os sites que procurei esse foi o melhor até vou anúciar, pois, esta muito bom seu matérial. Melhor que livros que só enrola e não ensina a fazer detalhado. Gostei muito. Estou estudando não só para concurso, pois em várias empresas tem o teste de exel. Aqui me ajudou a reemlebrar mutas coisas. Deus te abençoe. Anjinho q caiu do Céu!!! Bjks e continue assim vai longe!!! Conhecimento ninguém tira só engrandeçe!!!

Ludmila disse...

Já tinha feito o curso de informática,mas esqueci muita coisa, suas aulas me ajudaram muiiiiiiiiiiitoooooo!!!Obrigada.Ludmila

Anônimo disse...

De Denis
Para Marcos

Olha, o mundo precisa de pessoas como você que não pensa apenas em si mas nos demais. Agradeço pelas informações do curso. Resalto que o material é o melhor que pesquisei na intenet e o aprendizado se torna muito fácil com a didática utilizado por você "amigo".

Continue assim...
Abraços...

marvinoliveiras disse...

@Denis e @Ludimila eu é que agradeço os elogios, continuem prestigiando o marvin7.com.

Rosa disse...

Gostei muitooo, vou fazer o curso inteiro.
obrigada pela iniciativa.
Rosa

sebastiao disse...

esse site é show de bola, obrigado e um grande abraço amigo,sebastiao.

Neildes disse...

Nossa, descobrir este site hoje, uma professora me indicou, estou maravilhada, obrigada!

Dayanne disse...

Adorei as aulas,estou bem interessada em aprender pois estou a procura de emprego na minha área de assistente administrativa e essa profissão mexe muito com planilha,e o curso que fiz só ensinou o básico do básico,ganhei o certificado mais não aprendi nada.Por isso decidi estudar sozinha,e foi ai que achei suas aulas que por sinal são ótimas e esclarecem bem,então muito obrigada por dar aulas gratuitas e fica com Deus,(fico no aguardo por novidades).

Postar um comentário