Curso Gratuito do Word 2003 - 5ª aula - Barra de Desenhos


Na aula de hoje iremos falar sobre a barra de Desenhos. Essa barra é muito divertida e também muito importante, divertida por que ela contém ferramentas para desenhar e importante por que possui ferramentas necessárias para elaborar elementos gráficos como diagramas/organogramas, caixas de texto e imagens. Vamos à prática.


Como pré-requisito para que você entenda melhor a aula de hoje recomento que você leia as aulas anteriores desse curso são elas:
1ª aula - A Interface do Word2003
2ª aula - A Barra de Formatação
3ª aula - A Barra de Tabelas e Bordas
4ª aula - A Barra de Ferramentas Padrão
Veja logo abaixo a imagem da barra de Desenho e preste atenção nos nomes das ferramentas pois precisaremos utilizá-las no decorrer da aula, mais se você não conseguir aprender os nomes delas basta retornar a essa imagem procurar. Note que duas ferramentas não possuem um retângulo com seu nome porque seu nome já está estampado na própria ferramenta, são elas Desenhar e AutoFormas.

Selecionar Objetos é a ferramenta que utilizamos para selecionar os desenhos e objetos.
Linha servirá para desenharmos linhas de tamanhos diferentes basta clicar nessa ferramenta e depois clicar na página do Word arrastar e soltar quando ela ficar do tamanho que você desejar.
A ferramenta Seta serve para você desenhar setas simples e para utilizar é o mesmo procedimento da ferramenta Linha.
A ferramenta Retângulo, como seu próprio nome diz, serve para desenhar retângulos, e seu uso é igual ao das ferramentas anteriores (para não ficar repetitivo não citarei a forma de usar das ferramentas de desenho pois são todas iguais, se for necessário falarei).
A ferramenta Elipse serve para desenhar círculos, para que o circulo tenha dimensões iguais é necessário que você tecle a tecla "SHIFT" segure e depois clique e arraste na página do Word e veja que o circulo sai proporcional e não sai oval, se você quiser desenhar um quadrado e não um retângulo basta repetir o procedimento só que antes clique na ferramenta Retângulo.
A ferramenta Caixa de Texto pode ser usada caso você queira personalizar sua página, por exemplo se você quiser confeccionar um panfleto, revista ou jornal, claro que existem softwares específicos para esse fim, no entanto se você não está realizando um trabalho profissional você pode usar o Word 2003 mesmo. Veja na imagem abaixo que utilizei 4 caixas de texto e uma figura para simular uma página de jornal.

A ferramenta WordArt trás efeitos muito bonitos para aplicar a uma frase ou palavra, ao clicar na ferramenta será apresentada uma janela com os modelos que você pode escolher, basta clicar em um dos modelos e clicar em OK, veja abaixo a janela com os modelos.

Após escolher o modelo será exibida uma janela onde você irá escolher o tipo de fonte, tamanho e ainda aplicar Negrito e ou Itálico e logo abaixo você digitará a palavra ou frase que você quer colocar o efeito, depois é só clicar em OK. veja logo abaixo a janela e o texto com o efeito.

Resultado:

A ferramenta Inserir Diagrama ou Organograma será muito útil para você quando for confeccionar relatórios, pois através deles é possível organizar hierarquicamente uma relação de setores dentro de uma empresa por exemplo ( nesse site tem uma definição mais ampla de organograma clique aqui e veja ). Quando você clica na ferramenta, se abre uma janela onde você poderá escolher qual tipo de organograma ou diagrama você deseja. Ao escolher o modelo basta clicar sobre ele e ele aparecerá em sua área de trabalho do Word e depois é só clicar dentro do diagrama/ organograma e digitar o que você desejar. observe a janela da ferramenta e depois um exemplo de organograma.

Exemplo de organograma retirado do site:
http://www.ctvidaplena.org.br/organograma_institucional.htm



O Word possui uma ferramenta com uma biblioteca muito ampla de figuras e mídias para enriquecer seu trabalho, é a Inserir Clip-Art, ao clicar na ferramenta aparecerá uma janela na lateral direita da janela do Word, que aparece representada pela imagem logo abaixo com a descrição de como utilizá-la.

Após pesquisar basta clicar duas vezes sobre a figura ou mídia em geral para que ela seja inserida no seu documento, se preferir você pode clicar sobre ela segurar e arrastar até o ponto onde você quer que ela seja inserida.
A ferramenta Inserir imagem, como o nome já revela, serve para inserir imagens externas em seu documento do Word, ao clicar na ferramenta aparecerá uma janela semelhante a janela que usamos para abrir outro arquivo, aí basta você escolher a imagem que você quer inserir em seu documento, clicar sobre ela e depois em inserir ou então clicar duas vezes sobre ela.
Agora vamos formatar nossas figuras, para formatar é necessário que você clique sobre a figura para selecioná-la, uma figura selecionada tem a aparência da imagem abaixo:

Note que a figura está cheia de círculos brancos e um verde, os brancos servem para redimensionar a figura, basta clicar e arrastar para aumentar e diminuir seu tamanho, o circulo verde serve para girar a figura, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre ela e ele se transformará em uma seta circular aí é só clicar e girar até a posição que você deseja.
Aplique a cor de preenchimento verde ao retângulo com a ferramenta Cor do Preenchimento, depois coloque a cor amarela na linha com a ferramenta Cor da linha, veja como está ficando:

Agora vamos clicar na ferramenta Estilo da Linha e vamos escolher o modelo 4¹/² pt com linha dupla, depois na ferramenta Estilo do tracejado escolha um tracejado de sua preferência e em seguida clique na ferramenta Estilo de sombra escolha também um estilo de sua preferência. Veja agora como o meu ficou:

Por último veremos a ferramenta Estilo 3D, escolha um dos exemplos que farão com que seu retângulo ganhe a aparência de 3 dimensões, não se assuste pois essa ferramenta fará com que a linha amarela desapareça, veja com o meu ficou:

Voltando para o início da barra de desenho, vamos ver a ferramenta AutoFormas, clique nela e veja que se abre uma aba para você selecionar o tipo de figura você deseja inserir, escolha entre linha, conectores, setas largas, fluxograma, estrelas e faixas e textos Explicativos, para inserir basta clicar sobre a figura que você escolheu e depois é só clicar segurar e arrastar.
Como colocar uma figura ou imagem atrás do texto?
Muitas pessoas têm essa dúvida, é muito fácil basta clicar sobre a figura/imagem para selecionar e depois clicar na ferramenta Desenhar depois vá até a aba disposição de texto e logo na aba da frente escolha a opção atrás do texto, veja na imagem abaixo o resultado.

Por hoje é só, qualquer dúvida poste seu comentário, não esqueça de assinar nosso feed RSS ou então receba nossas novidades por e-mail.

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


0 comentários:

Postar um comentário