Nessa aula de retorno iremos aprender a inserir e formatar gráficos utilizando a ferramenta “Assistente de gráfico” do Excel 2003, de forma clara e objetiva.
Os gráficos possibilitam apresentar os dados de uma planilha (tabela) graficamente, ou seja, em forma de figuras geométricas (barras, pizza, linhas e etc.), o que facilita a compreensão de conjuntos numéricos, o que não seria tão fácil usando somente uma tabela.
Para exemplificar gostaria que vocês abrissem a planilha de notas escolares que fizemos na 5 aula , se você não fez as aulas anteriores do nosso curso gratuito recomendo que acompanhe o nosso curso do início, veja à baixo a imagem da nossa planilha eletrônica.
Para começar, selecionem o intervalo de células de A3 até B8 , vamos fazer um gráfico das notas do primeiro semestre.
Depois de selecionar cliquem na ferramenta Assistente de Gráfico ( ), logo após clicar aparecerá a janela do assistente de gráfico, é nela que vamos fazer as configurações do nosso gráfico. Pra começar do lado esquerdo da janela selecione o tipo de gráfico Colunas e depois do lado direito selecione o subtipo de gráfico Colunas agrupadas com efeito visual 3D, depois clique em avançar.
Nessa segunda etapa nós iríamos definir o intervalo de células que iriam ser utilizadas no gráfico, como nós já selecionamos o intervalo antes de começar o processo não será necessário, pois o “intervalo de dados” já aparecerá preenchido assim =Plan1!$A$3:$B$8, caso quiséssemos alterar as células que queremos utilizar bastaria clicar no botão (), o que não é o nosso caso, a menos que você tenha selecionado as células erradas, clique em avançar.
Agora nessa etapa, vamos definir as legendas que irão aparecer no nosso gráfico, o campo Título do gráfico já estará preenchido com 1º semestre , mas vamos complementar esse título colocando como título Comparativo de notas do 1º semestre , em Eixo das categorias (X), coloquem a legenda Matérias , já que essa legenda vai aparecer logo a baixo do nome de cada disciplina, já no Eixo dos Valores (Z) preencham com Notas de 0 à 10. Notem que a miniatura do seu gráfico que é mostrado do lado direito da janela vai sendo atualizada conforme você via preenchendo esses campos e assim você já pode ir tendo uma idéia de como ele vai ficar.
Essa etapa que acabamos de realizar é muito importante para a compreensão dos dados passados pelo nosso gráfico, essas informações devem ser muito claras, pois são elas que vão passar para as outras pessoas que tipo de informações seu gráfico está passando, inclusive que escala seu gráfico utiliza (nesse caso notas de 0 à 10). Após terminar de preencher as informações clique em Avançar .
Nessa 4ª e última etapa do Assistente de gráfico , vamos decidir como queremos inserir o gráfico.
Se decidirmos inserir “Como nova planilha” isso fará com que o nosso gráfico seja exibido separadamente da nossa planilha, em uma nova guia ao lado das guias das planilhas que ficam do lado inferior esquerdo da área de trabalho do Excel, veja na imagem abaixo.
Essa opção é interessante em casos em que você só quer mostrar o gráfico e omitir a tabela (planilha), ou então em casos em que tanto a planilha quanto o gráfico são muito grandes, o que impossibilitaria uma boa compreensão dos dados exibidos no gráfico.
Em nosso caso a planilha e o gráfico são bem resumidos e seria interessante exibir os dois paralelamente, então vamos escolher a opção “ Como objeto em ” Plan1 (que é a planilha que estamos usando). Seu gráfico surgirá como na imagem abaixo.
Cada tipo de dado exige que seja utilizado um tipo de gráfico diferente. Caso nós quiséssemos realizar uma comparação das notas de todas as disciplinas e suas alterações de um semestre para o outro e na média final seria necessário utilizar um gráfico em “Linhas”, que é um tipo de gráfico muito útil para comparações de dados no decorrer de um período.
Para exemplificar, vamos selecionar nossa planilha da célula A3 até D8, logo após é só clicar novamente na ferramenta assistente de gráfico (), na primeira janela é só escolher a opção Linha e do lado direito escolha a aparência do seu gráfico.
Na janela seguinte, no campo Intervalo de dados aparecerá o seguinte =Plan1!$A$3:$D$8 , caso apareça algo diferente você pode ter errado algo na hora de selecionar as células, então é só fazer como expliquei no início da aula. Na opção Séries em , escolha Linhas , pois só nessa opção nosso gráfico será exibido corretamente. Logo após clique em avançar.
Agora vamos preencher as legendas do nosso gráfico. Em Titulo do gráfico coloque Evolução das notas, em Eixo das categorias (X) digite Período e em Eixo dos valores (Y) digite Notas de 0 a 10. Em seguida clique em avançar.
Na 4ª e última etapa, novamente escolha Como objeto em Plan1 e em seguida clique em concluir, o seu gráfico surgirá como na imagem abaixo.
É muito bom voltar a postar aqui depois de tanto tempo, como já havia dito anteriormente estava muito ocupado com as coisas do trabalho e da faculdade, agora que terei um tempinho livre espero ter o pique que tinha antes para atualizar esse espaço.
Por hoje é só, se você ainda ñ fez as aulas anteriores sugiro que as veja pois temos muitos recursos e funções interessantes que você não pode deixar de saber, segue a lista dos links:
Seja o primeiro a saber das nossas novidades, assine nosso RSS feed, ou então se preferir insira o seu endereço de e-mail no formulário e receba nossas novidades por e-mail, lembre-se é de graça.
Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvinoliveiras.blogspot.com
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvinoliveiras.blogspot.com
5 comentários:
Nossah!!! Suas aulas são D+... Obrigado, porque eu já havia iniciado uma outra aula gratuita da net sem muito sucesso. Mas, com as suas consegui realizar todos os exercícios propostos. Soh tenho uma pergunta. Já estudei as 17 aulas e, gostaria de saber, se possível, o nível que ela me concede em excel.
Raphael.
Nível básico, pois o Excel é uma ferramenta muito complexa, apesar de o conteúdo abordado nesse curso ser bem mais amplo que o abordado na maioria dos cursos presenciais e pagos. Muito obrigado pelos elogios e fique ligado que logo logo teremos mais novidade aqui.
MUITO OBRIGADA,POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS! ME AJUDOU MUITO,ESTOU DESEMPREGADA E SURGIU UMA OPORTUNIDADE DE EMPREGO ONDE ME PEDIRAM CONHECIMENTO BÁSICO DO EXCEL;JÁ IZ UM CURSO NO SENAI MAS FAZ 13 ANOS,ADOREI SEU CURSO E ACREDITE ME FEZ RELEMBRAR MUITAS COISAS E APRENDI MUITO MAIS.OBRIGADA MESMO...BOAS FESTAS E QUE CONTINUE COMPARTILHANDO SEUS CONHECIMENTOS...POR FAVOR!!!!
Marvino,
Agradeço a sua ajuda, seu curso é extraordinário. Parabéns.
Oberdan Campelo.
Amigo, muito obrigado..esse curso foi o melhor que encontrei na net para excel 2003, trabalho em uma empresa que por questão de licença trabalha ainda com esta versão de office.
Postar um comentário