Pesquisar no Excel - Curso Gratuito do Excel 2003 - 16ª aula

Nessa aula iremos ver como encontrar um determinado dado (texto, fórmula ou número que você não sabe em que célula ou planilha da sua pasta de trabalho ele se encontra. Veremos também como substituir um dado ou vários dados de uma só vez no Excel.


OBS.; Como foi dito na 15ª aula do nosso curso do Excel ( Organizar planilhas - Curso Gratuito do Excel 2003 ), o arquivo com extensão .xls é uma pasta de trabalho do Excel, e nele podemos inserir varias planilhas, de inicio são 3 (plan1, plan2 e plan3), para saber como inserir, remover ou renomear essas planilhas sugiro que você leia a 15ª aula.

Como pesquisar/localizar um dado (fórmula, valor ou comentário) no Excel? 

Para exemplificar abra a plan3, e digite a palavra Marvin7 em qualquer célula, depois clique na plan1.
Para encontrar o dado é muito simples basta clicar no menu Editar e na lista que se abre clicar na opção Localizar , ou simplesmente teclar a combinação de teclas CTRL+L


Logo em seguida aparecerá a janela Localizar e substituir , como na imagem abaixo. 

 

Nela encontramos opções limitadas para nossa pesquisa e para tornar nossa pesquisa mais completa, temos q clicar no botão Opções, que está no canto direito da janela Localizar e substituir , na imagem acima existe uma seta apontando para ele. Após clicarmos surgirão mais opções para personalizar nossa pesquisa, veja a diferença na imagem abaixo.

 
No item 1 iremos digitar o dado que queremos encontrar, que em nosso caso é o que digitamos na plan3 “marvin7”

O item 2, é onde iremos escolher onde queremos pesquisar. Se escolhermos a opção Planilha somente a planilha atual (plan1) será pesquisada, o que não é o que precisamos, pois precisamos pesquisar em todas as planilhas então devemos escolher a opção “ Pasta de trabalho”. 

No item 3 vamos escolher em que seqüência queremos pesquisar, se nas linhas (horizontal) ou nas colunas (vertical) (na primeira aula do curso explico o que são linhas e colunas no Excel ). Em nosso caso não importa a ordem. 

Já no item 4 é onde indicaremos que tipo de informações queremos encontrar. Se selecionarmos Fórmula o Excel irá pesquisar somente em fórmulas que inserimos. Valores é a opção que iremos selecionar, porque queremos encontrar uma palavra, poderiam ser números também. A opção Comentários, como já diz, seria para pesquisar comentários, como ainda não tocamos nesse assunto aqui no curso talvez você não saiba do que é, mas prometo que em outra aula falaremos sobre o assunto. 

Se quiser você pode especificar ainda mais sua pesquisa, marcando os quadros Diferenciar maiúsculas de minúsculas que fará com que a pesquisa encontre apenas os dados digitados da mesma forma que você digitou no item 1, ou seja por mais que a diferença seja apenas uma letra maiúscula ele não encontrará o resultado, você pode marcar também Coincidir conteúdo da célula inteira que fará com que somente seja apresentado o resultado caso o conteúdo da célula seja exatamente igual ao que você digitou no item 1, ou seja se você tivesse em qualquer célula digitado marvin7.com e decidisse pesquisar marvin7 ele não seria encontrado. 

Agora que já digitamos podemos clicar em Localizar próxima para encontrar um resultado por vez, você vai vendo um por um ou então podemos clicar em Localizar tudo que apresentará uma lista dos locais em que o termo pesquisado aparece, na imagem abaixo você pode ver que só foi encontrado um resultado que está na pasta1 (que é o nome do meu arquivo, já que não salvei ainda), na planilha plan1 e na célula A1 (na imagem aparecem dois $ para indicar uma referência fixa ), logicamente que nós só digitamos uma vez, mas se fossem muitas vezes apareceria um lista com todos eles bastava você clicar no resultado desejado que o local com o resultado seria apresentado. 


Caso você queira substituir um determinado valor que está presente em sua planilha por outro basta primeiro clicar em Substituir logo em seguida na janela Localizar e substituir aparecerá o item Substituir por: e é lá que você deve digitar o novo dado que de deverá ser inserido no lugar de “marvin” , para exemplificar digite “marvin7.com”, após isso você pode clicar em Substituir ou clicar em Substituir tudo , a diferença é que um substitui um a cada vez que você clica nele e o outro substitui todas as ocorrências de uma só vez. 

 

Por hoje é só, Se você ainda ñ fez nossas aulas anteriores sugiro que veja-as pois temos muitos recursos e funções interessantes que você não pode deixar de saber, segue a lista dos links: 

 
Assine nosso RSS feed, ou então se preferir insira o seu endereço de e-mail no formulário e receba nossas novidades por e-mail, e seja o primeiro a saber das nossas novidades, lembre-se é de graça.

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


3 comentários:

Anônimo disse...

Prezados Srs.
Seu Curso Gratuito do Excel 2003 é um primor.
Meus parabens.
Infelizmente não consigo detectar as duas aulas,11 e 12, para concluir o curso com fêcho de ouro. Obrigado.
Um grande admirador seu.

marvinoliveiras disse...

segue abaixo os links da 11ª aula:

http://www.marvin7.com/2010/02/exercicio-do-curso-gratuito-do-excel.html

e o da 12ª:

http://www.marvin7.com/2010/02/correcao-do-exercicio-do-curso-gratuito.html

Anônimo disse...

simplesmente ótimo!
Parabéns!

Postar um comentário