cotação de preços - Curso Gratuito do Excel 2003 - 6ª aula

logomarca excel

Na aula de hoje iremos fazer uma planilha de cotação de preços, utilizaremos essa planilha como exemplo para utilizarmos as formulas do MINIMO que serve para encontrarmos o menor valor dentre um intervalo de células, a do MAXIMO que serve para encontrar o maior valor e a formula condicional SE que utilizamos na aula passada e que veremos nessa aula outro exemplo.
Para que você consiga desenvolver melhor essa aula recomendo que você leia as aulas anteriores desse curso gratuito do Excel 2003 , são elas:

Curso Gratuito do Excel 2003 - 1ª aula
Lista de compras - Curso Gratuito do Excel 2003 - 2ª aula
Livro Caixa - Curso gratuito do Excel 2003 - 3ª aula
Notas escolares - 4ª aula - Curso Gratuito do Excel 2003
Formatação condicional - Curso Gratuito do Excel 2003 - 5ª aula

Nessa planilha iremos calcular qual o menor e o maior preço dos produtos e iremos decidir se iremos comprar ou não um determinado produto apartir do preço máximo que queremos comprar. Fica a pergunta, pra que calcular na planilha se é mais fácil simplesmente comparar? Apesar de estarmos usando uma planilha com 4 produtos e 3 empresas, poderíamos ter 100 produtos e 10 empresas o que dificultaria fazer isso manualmente.
Para começar, abra o Excel e digite uma planilha como a da imagem abaixo:

planilha de cotação de preços

Quanto à formatação inicial acredito que não tenha nenhum mistério pois já utilizamos nas aulas anteriores, somente uma coisa ainda não aprendemos a utilizar, não sei se perceberam que na linha 3 temos itens que estão divididos em duas linhas.

planilha de cotação de preços

Notem que não digitei separado (nas linhas 2 e 3), tudo está em uma linha só (a linha 3). Para fazer isso selecione as células de A3 até H3 . Depois clique no menu Formatar , depois na opção Células .

menu formatar excel

Na janela que se abre clique em Alinhamento , em seguida clique na opção Quebrar texto automaticamente, logo após clique em OK.

janela formatar células

Se o conteúdo das células estiver cortado como na imagem abaixo aumente a altura da linha.

conteudo cortado

Veja a imagem abaixo que utilizei na 2ª aula do Excel, nela você pode ver onde clicar para ajustar a altura da célula e na outra imagem você pode ver onde clicar para ajustar a largura da célula.

ajustando a altura da linha
ajustando a altura da linha.

ajustando a largura da célula
ajustando a largura da coluna.

Então vamos às fórmulas, para sabermos qual o maior preço , ou seja o mais caro, iremos usar a fórmula MAXIMO . A primeira ficará assim: =MAXIMO(C4:E4) , como disse na aula passada os dois pontos ( : ) servem para informar que se trata de um intervalo de células, ou seja, você quer que todas as células de C4 até D4 sejam inclusas no cálculo. Compare os preços das empresas e veja que o mais caro foi apresentado. Repita a fórmula nas demais células da coluna, mudando apenas o número da linha, o segundo exemplo ficará assim: =MAXIMO(C5:E5) . Veja na imagem a seguir se você acertou em todas as células:

planilha cotação de preços

Agora vamos encontrar o menor preço, para isso iremos usar a fórmula MINIMO, que ficará assim: =MINIMO(C4:E4) . Siga o exemplo e repita nas demais células da coluna. Veja abaixo o resultado.

planilha de cotação de preços

Agora que já sabemos qual o maior preço e o menor preço vamos saber se devemos comprar o produto ou não. Na coluna do Resultado iremos dizer se vamos comprar ou não com base no preço máximo, se o menor preço for igual (=) ou menor que (<) o preço máximo iremos comprar o produto, caso contrário não compraremos. Para respondermos a essa pergunta iremos usar a fórmula condicional SE que ficará assim: =SE(G4<=B4;"Comprar";"não comprar") , como expliquei anteriormente o resultado só será “comprar ” se o “ menor preço ” for menor ou igual ao “ preço máximo ” e caso o menor preço for maior que o “ preço máximo ” o resultado será “não comprar”, com base na primeira responda as demais. Veja na imagem abaixo o resultado final:

planilha de cotação de preços

Como todos os números utilizados na planilha de hoje se tratam de dinheiro vamos formatá-los como tal. Selecione todas as células de B4 até G7 e clique na ferramenta Estilo de moeda ( ). Caso sua planilha seja apresentada como na imagem abaixo com vários símbolos assim ##########, calma não é nenhum erro, isso significa que o conteúdo da célula é maior que o espaço disponível, para concertar basta aumentar a largura da célula, nessa aula mostrei como aumentar a largura da célula. Veja na imagem abaixo o antes e o depois de aumentar a largura das células.

Células estreitas e conteúdo substituido por vários sustenidos (#).
conteudo substituido por #


Conteúdo normal depois que a largura das células foram ajustadas.
planilha de cotação de preços versão final

Por hoje é só, espero que tenha conseguido realizar todos os passos, caso não tenha conseguido refaça pois é tudo muito símples, caso tenha ficado alguma dúvida poste seu comentário.

Se quiser faça o download da planilha cotação de preços feita nessa aula
 
Assine nosso RSS Feed ou se preferir receba nossas novidades por e-mail, observe nossos ícones no alto da barra lateral.
 
Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática  
www.marvin7.com  
 


0 comentários:

Postar um comentário