Curso Gratuito do Word 2003 - 2ª aula



Na aula de hoje digitaremos o nosso primeiro texto retirado do Site www.leticiathompson.net que inclusive recomendo, pois ele contém vários textos e poemas interessantes. Além de digitarmos o texto vamos começar a formatá-lo.

Obs: para que você consiga entender melhor a nossa aula recomendo que você leia a nossa primeira aula, clique no link Curso Gratuito do Word 2003 - 1ª aula .


Digitem o texto abaixo:
As palavras mágicas
Letícia Thompson
Palavras mágicas são aquelas que abrem portas. Nada complicado como abracadabra ou qualquer coisa do gênero. São aquelas simples mesmo dia-a-dia e que ficam tão corriqueiras que muitas vezes nos esquecemos.
É incontestável o poder das palavras nas nossas vidas. As que dizemos e as que calamos; as que saem do olhar, as que são ditas com lágrimas, as que fluem de um sorriso, as que são gritadas em silêncios que machucam...
... e aquelas tão simples que parecem banais demais, mas que nos tornam pessoas educadas, simpáticas, agradáveis e que nem precisam de estudos ou sermos adultos para que façam parte do nosso vocabulário.
Um obrigado substitui centenas de outras palavras; um bom dia pode ser o primeiro raio de sol na nossa janela, assim como um boa noite o último raio de luar da noite. Com licença abre caminhos e perdão e desculpe derretem corações e podem trazer oportunidades que estavam perdidas para sempre. O por favor faz hesitar o mais endurecido dos corações e pode até fazer com que mude de idéia.
Você é importante pra mim eleva a auto-estima; você vai vencer nos dá coragem para prosseguir e, enfim, as mais poderosas de todas as palavras: amo você! Nessas palavras estão incluídos dicionários inteiros, até mesmo com as palavras que desconhecemos.
A gentileza é uma arte que não nos custa nada e que nos trás enormes benefícios. O mundo não nos pertence e não vivemos isolados como ilhas no meio do oceano. Fazer uso das palavrinhas mágicas no nosso dia-a-dia não só vai nos tornar pessoas mais simpáticas, vai também construir pontes entre nós e aqueles que o Senhor escolheu para fazerem parte da história da nossa vida.


Agora que você digitou o texto vamos começar. Para realizar a formatação será necessário que você selecione o texto. Mas como faz para selecionar?
Existem diferentes formas de selecionar um texto, um parágrafo, uma linha ou uma palavra, vamos citar algumas delas:
Utilizando o mouse:
Qualquer quantidade de texto
Clique e arraste sobre o texto.
Uma palavra

Clique duas vezes na palavra.

Uma linha de texto
Mova o ponteiro para a esquerda da linha até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique.
Uma frase
Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique em qualquer lugar da frase.
Um parágrafo
Mova o ponteiro para a esquerda do parágrafo até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique duas vezes. Você também pode clicar três vezes em qualquer lugar do parágrafo.
Vários parágrafos
Mova o ponteiro para a esquerda dos parágrafos até que ele assuma a forma de uma seta para a direita, clique e arraste para cima ou para baixo.
Um bloco de texto grande
Clique no início da seleção, role até o fim da seção, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique.
Um documento inteiro
Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto do documento até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique três vezes.
Utilizando o Teclado:
Para selecionar usando o teclado, você deve prestar atenção para saber onde o cursor que fica intermitente (piscando) está e se é realmente onde você deseja selecionar se não for você deve utilizar as setas do teclado para que ele chegue ao local desejado, estando você deve teclar a tecla CHIFT, pressionar e segurar e utilizas as setas para direita, esquerda, para cima ou para baixo dependendo de que parte do texto você quer selecionar, veja outras formas:
SHIFT+SETA À DIREITA
Um caractere para a direita.

SHIFT+SETA À ESQUERDA
Um caractere para a esquerda.
CTRL+SHIFT+SETA À DIREITA
Até o fim de uma palavra.
CTRL+SHIFT+SETA À ESQUERDA
Até o início de uma palavra.

SHIFT+END
Para o fim de uma linha.
SHIFT+HOME
Para o início de uma linha.
SHIFT+SETA ABAIXO
Uma linha para baixo.
SHIFT+SETA ACIMA
Uma linha para cima.
CTRL+SHIFT+SETA ABAIXO
Até o fim de um parágrafo.
CTRL+SHIFT+SETA ACIMA
Até o início de um parágrafo.
SHIFT+PAGE DOWN
Uma tela para baixo.
SHIFT+PAGE UP
Uma tela para cima.
CTRL+SHIFT+HOME
Para o início de um documento.
CTRL+SHIFT+END
Para o fim de um documento.
ALT+CTRL+SHIFT+PAGE DOWN
Até o fim de uma janela.
Afinal por que selecionar?
Como o software vai saber onde você quer formatar? Ao selecionar você está
dizendo que item você quer mudar. A aparência de uma palavra selecionada é essa, as vezes as cores também pode ser azul e branco:
marvin7
Formatando o texto:
1 - Primeiro selecione da forma que achar melhor o título do Texto “As palavras Mágicas”, e clique na Ferramenta Negrito ( esta ferramenta é utilizada para dar destaque a uma determinada palavra ou frase mas não deve ser utilizada em todo o texto), ainda com o título selecionado clique na ferramenta Tamanho de Fonte, e mude para 14, depois clique na ferramenta de alinhamento Centralizar.
2 – Selecione o Texto (exceto o título) clique na ferramenta de alinhamento Justificar e depois deixe o tamanho de fonte em 12 que já deve estar como padrão.
3 – Selecione todo o texto inclusive o título e depois clique na ferramenta tipo de fonte, e mude para Arial.
4 – Selecione o nome da autora “Letícia Thompson” clique na ferramenta Itálico (essa ferramenta deve ser usada para termos em Latim, observe em um livro de biologia e você verá que todos os termos em Latim estarão em itálico), depois na ferramenta alinhar à direita.
5 – Selecione a palavra “portas” na primeira linha do texto, e clique na ferramenta cor de fonte e escola a cor azul.
6 – Selecione a palavra “incontestável” na 1ª linha do 2º parágrafo e clique na ferramenta Realce e escolha a cor amarela.
7 – Selecione todo o texto exceto o título e o nome da autora e clique em espaçamento entre linhas e coloque 1,5.
8º - clique antes da frase “Um obrigado substitui” e clique em aumentar recuo
- Clique em Salvar() para arquivar em nosso computador o texto que acabamos de digitar e formatar. Siga os passos da figura abaixo para salvar da forma correta.
E essa foi a nossa segunda aula, não perca a próxima aula, vamos aprender outras ferramentas indispensáveis.


3 comentários:

Anônimo disse...

olá Marcos!

Quero parabeliza-lo pelo maravilhoso trabalho, tive acesso ao pc um pouco tarde, e suas aulas estão me ajudando muito.
no dia 04/07 vou fazer uma prova de digitação e formatação de textos, vc não faz idéia de como foi bom para mim ter econtrado seu site..
De todo meu coração , MUITO OBRIGADA!
QUE DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE!

Anônimo disse...

Eu digitei um artigo só que aparece sempre um ponto depois de cada palavra e todos os texto que pesquiso na internet, quando copio e colo, ele fica da nesma forma dos texto digitado, o que devo faser, presiso faser um trabalho.

marvinoliveiras disse...

Bom dia, esse seu problema é muito comum, o que está acontecendo é que você ativou a ferramenta mostrar ocultar, ela serve para te ajudar a corrigir seu trabalho, cada pontinho que desse que você se refere significa um espaço e um pequeno símbolo parecendo uma letra P ao contrário significa que você inseriu um parágrafo esses caracteres não são imprimíveis (não saem na impressão), mais detalhes sobre essa ferramenta você encontra nessa aula: http://www.marvin7.com/2009/10/curso-grauito-do-word-2003-4-aula-barra.html

Postar um comentário