Questão de Concurso - 01


Hoje abrirmos uma seqüência de resolução de perguntas de concursos . Para começar iremos resolver uma pergunta de Excel , retirada da prova do concurso para seleção de Assistentes de Informática da Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Pará organizado pelo Instituto Movens em 2009 .


Eu escolhi esta questão por ela abordar conhecimentos básicos sobre o Excel que são comumente solicitados em concursos públicos. Vamos à questão:

QUESTÃO 32:

A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft Excel 2003 que está sendo usada para a elaboração de uma planilha com informações hipotéticas acerca dos lucros de uma determinada empresa.
(Imagem retirada da prova)

Considerando essa janela e as informações nela contidas, julgue os itens abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F)e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Para aplicar aos valores da coluna D o formato monetário, basta selecionar o intervalo de células D2:D6 e clicar sobre o botão ().
II – Para efetuar o somatório da coluna B e depositar o resultado na célula B6, é suficiente realizar a seguinte sequência de ações: clicar na célula B6, digitar =soma(b1:b5) e, em seguida, teclar ENTER .

III – Supondo que o total de despesas tenha um acréscimo de 10%, para que esse resultado seja disponibilizado na célula C7, é suficiente realizar a sequência de ações: clicar na célula C7, digitar =C6*0,10 e, em seguida, teclar ENTER .

IV – Para salvar a planilha, basta pressionar as teclas CTRL e S simultaneamente.

A sequencia correta é:
(A) V, F, V, F.
(B) V, V, F, F.
(C) F, F, V, V.
(D) F, V, F, V.

A correção:

I – Essa afirmação está correta, para colocar números com o formato monetário é necessário que você clique na ferramenta Estilo de Moeda . Nós já vimos isso na 3ª aula do nosso curso gratuito do Excel .

II – Apesar de parecer falsa essa afirmação é correta . O Excel reconhece o conteúdo da célula B1 (Receitas) como texto e não inclui seu conteúdo no calculo evitando assim um erro. Só uma observação, eu prefiro não correr o risco de algo dar errado então preferiria usar a fórmula assim =SOMA(b2:b5).

III – Essa afirmação é falsa. Da forma que a fórmula está ela apenas irá apresentar quanto é 10% de R$ 86.850,00. Para obtermos o resultado do total de despesas mais 10%, a fórmula ficaria assim =(C6*0,10)+C6, como na matemática lá da escola, o que está entre parênteses é calculado primeiro e o seu resultado (que são os 10% da célula C6) são somados com o valor da C6. Nós falamos um pouco de porcentagem na nossa 7ª aula do nosso curso Gratuito do Excel 2003 .

IV – Essa afirmação é falsa. Nos softwares do pacote Office, entre eles o Excel, as teclas de atalho para salvar são CTRL + B. Deve-se tomar muito cuidado com as teclas de atalho solicitadas em concursos, pois elas variam de acordo com o software, com a versão e principalmente de acordo com o idioma do programa.

Portanto a resposta correta é a alternativa B (V, V, F, F).

Aqui no blog você encontra o nosso curso gratuito do Excel 2003 , segue o link da primeira aula , leia a primeira aula e as subseqüentes, elas são muito explicativas e devem te ajudar a estudar para concursos. Logo teremos novas questões de concurso aqui, para ser o primeiro a saber, assine nosso RSS Feed ou então receba nossas novidades por e-mail , confira nossos links no alto da nossa barra lateral.


Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


0 comentários:

Postar um comentário