Perguntas e respostas basicas sobre hardware



Existem perguntas que sempre são feitas pelas pessoas quando o assunto é hardware: o que é Hardware? Quais os tipos de hardware? Quando foi criado o primeiro computador e qual seu nome?. Essas informações que já são corriqueiras para pessoas que já usam com freqüência o computador e a internet, podem ser de suma importância para iniciantes .


O que é Hardware?

Hardware é uma palavra de origem inglesa que em português quer dizer "equipamento" ou "ferragem", na informática, é um termo utilizado para designar todos os equipamentos como placas e circuitos integrados, toda a parte física do computador é um hardware. Um exemplo que utilizo muito nos cursos de inclusão digital para ilustrar a definição de Hardware para os alunos é: “Hardware é tudo que você pode tocar em seu computador”.





Quais os tipos de Hardware?


Os Hardwares podem ser divididos em três classes, que são:
Hardware de entrada: são os equipamentos que servem para inserir informações/dados externas no computador, em inglês  usa-se a definição Input-device. Exemplos:  teclado, scanner e mouse.
Hardware de saída: ao contrário do anterior serve para enviar informações/dados do computador para o usuário, se no anterior você é quem envia nesse você recebe o que o computador processa. Exemplos de Hardwares de saída: Monitor, impressora e caixas de som.

Hardware de saída e de entrada: são os equipamentos que servem tanto como entrada quanto de saída de dados do computador, é comum você encontrar a definição i/o que é uma abreviatura de in / out entrada / saída em português).  Essa classe tem como principais participantes os dispositivos de armazenagem como HD ( Hard Disc que é o mesmo que "disco rígido"), disquete e CD, outro item é o  monitor Touch Screen Como é possível o monitor ser de um hardware de entrada? O monitor que foi citado anteriormente como de saída é o monitor comum, esse monitor Touch Screen possui uma característica diferente, com ele é possível visualizar as informações que o computador processa como imagens, vídeos planilhas e documentos em geral, porém, sua tela possui sensores sensíveis ao toque que quando você toca em determinada parte de sua tela ele envia a informação ao computador como, por exemplo, o comando para abrir determinado programa. Essa característica faz com que as pessoas errem respostas em  cursos e concursos, por isso preste atenção no que se pede na questão.


Qual foi o primeiro computador eletrônico digital do Mundo? Quando ele foi criado?

O primeiro computador digital eletrônico do mundo foi o ENIAC. Ele começou a ser construído em 1943 e foi concluído em 1946, os cientistas responsáveis foram os norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company. Ele seria utilizado pelo exercito americano em cálculos de balística durante a Segunda Guerra Mundial , no entanto essa acabou em setembro de 1945 poucos meses antes da conclusão do projeto. Esse computador nem de longe lembra os microcomputadores de hoje a começar pelo tamanho e peso, ele ocupava uma área de 180m² e pesava 30 toneladas (  30.000 Kg ). Veja algumas imagens dele logo abaixo:

Logo continuaremos com essa seção de perguntas e respostas sobre hardware, aguarde. Qualquer dúvida poste um comentário. Não nos perca de vista e seja o primeiro a ficar sabendo de nossas novidades, assine nosso Feed RSS ou receba nossas novidades por e-mail.

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
Instrutor de Informática - Téc. em Informática
www.marvin7.com


1 comentários:

josé Adriano Zé disse...

Dicas excelentes. Apesar de já ter um bom conhecimento de hardware não sabia da origem desta palavra

Postar um comentário