Notas escolares - 4ª aula - Curso Gratuito do Excel 2003




Nessa aula iremos ver como calcular um valor médio com o Excel. Iremos também aprender a utilizar a fórmula condicional SE. Para exemplificar o uso dessas fórmulas iremos utilizar uma planilha de notas escolares.


Para que você consiga desenvolver melhor essa aula recomendo que você leia as aulas anteriores desse curso gratuito do Excel 2003, são elas:

Para começar digite a planilha que aparece na imagem abaixo.


Agora que você digitou vamos formatar a nossa planilha, siga os passos:
1 – Selecione as células A1, B1, C1, D1, E1 depois clique na ferramenta Mesclar e centralizar ( ) que serve para unir as células selecionadas e centralizar o conteúdo da primeira célula do intervalo, no nosso caso a célula A1 .

2 – Selecione as células A3, B3, C3, D3, E3 em seguida clique na setinha preta que fica logo a frente da ferramenta Cor do Preenchimento e escolha a cor Cinza 25%.

3 – Selecione a nossa planilha da célula A1 até a E8 e logo após clique na ferramenta Bordas ( ) e escolha a opção todas as bordas. Afinal por que clicar na ferramenta Bordas e escolher todas as bordas se elas já aparecem na planilha? Por que essas bordas que aparecem não são imprimíveis, ou seja, você as visualiza, mas se você imprimir a sua planilha elas não sairão no papel, somente sairão se você escolher essa opção todas as bordas.

4 – selecione as células que estão compreendidas entre as células B4 até a D8 , em seguida clique na ferramenta Aumentar Casas Decimais ( ), isso fará com que as notas deixem de ser representadas sem o ZERO após a virgula, como por exemplo o 7 passará a ser 7,0. O Excel arredonda os valores, por exemplo, ele pode arredondar 7,9 para 8 já se você clicar nessa ferramenta o valor que surgirá será o 7,9, o contrário pode ser feito se você clicar na ferramenta Reduzir Casas Decimais ( ) .

Veja na imagem abaixo como está ficando nossa planilha:


Para calcular a média final iremos utilizar a fórmula =MEDIA( : ) , nesse caso a fórmula ficará assim =MEDIA(B3:C3) , dois pontos ( : ) como na fórmula da SOMA serve para indicar o intervalo de células que será utilizado no cálculo. Utilize a mesma fórmula para calcular a média das outras matérias, altere só o endereço das células, por exemplo, a fórmula do segundo exemplo ficará assim: =MEDIA(B4:C4) . Veja na imagem abaixo os resultados e confira se os seus foram os mesmos.


Na coluna resultado nós queremos saber se o aluno foi Aprovado ou Reprovado , o que sabemos é que a média final mínima para ser aprovado é 6 (seis). Para obtermos essa resposta iremos utilizar a fórmula =SE(condição;verdadeiro;falso) , onde essas palavras tem o seguinte significado:
Condição : é o critério que será analisado, em nosso caso o critério para ser aprovado e ter média final igual (=) ou maior (>) que 6 (seis).

Verdadeiro: é a resposta que a fórmula te dará caso a Condição seja verdadeira, no nosso caso se a média final for igual ( = ) ou maior ( > ) que 6 a resposta será “ Aprovado ”.

Falso : é a resposta que será apresentada caso a condição não seja verdadeira, ou seja, caso a média final seja menor que 6, o valor que deverá ser apresentado é o “Reprovado” .

Nossa fórmula ficará assim: =SE(D4>=6;”Aprovado”;”Reprovado”) , transcreva a fórmula exatamente como está aqui, inclusive insira as aspas duplas( “” ) pois elas servem para designar que o resultado se trata de um texto e se você não inseri-las será apresentado um erro, caso o resultado se tratasse de um número ou então do endereço de uma célula você não deveria utilizar as aspas duplas. Faça o mesmo procedimento para as demais células, para calcular altere apenas o endereço a célula, o segundo exemplo ficará assim =SE(D4>=6;”Aprovado”;”Reprovado”) . Veja na imagem abaixo se seus resultados ficaram como os meus, caso não tenham ficado apague e faça novamente, prestando mais atenção para não esquecer nenhuma aspa dupla ( ), ponto e virgula ( ; ) ou qualquer outro detalhe.


Se quiser faça o download da planilha de Notas escolares dessa aula.
Por hoje é só, espero que tenha conseguido realizar todos os passos, caso não tenha conseguido refaça pois é tudo muito símples, caso tenha ficado alguma dúvida poste seu comentário, e não esqueça de assinar nosso RSS Feed ou se preferir receba nossas novidades por e-mail, observe nossos ícones na barra lateral.

Marcos Vinícius de O. Silva - MarVinOliveiraS
     Instrutor de Informática - Téc. em Informática www.marvin7.com


12 comentários:

Anônimo disse...

fiquei impressionado com sua forma de ensinar, de maneira simples e eficaz, sou iniciante no excel e ja estou apaixonado por essas formulas obrigado

marvinoliveiras disse...

Muito obrigado pelos elogios e pela visita, eu realmente tento expor de forma que fique de fácil compreensão para que as pessoas consigam absorver o máximo do conteúdo. Veja as próximas aulas elas tratam de formulas/funções e ferramentas que também são muito úteis.

Gésyka disse...

Ótima aula. Já tinha baixado um montão de apostilas pra tentar entender a fórmula SE e não conseguia. Até que enfim alguém que não fica enrolando, mas vai direto ao assunto! Parabéns!

marvinoliveiras disse...

@Gésyka Na realidade o que existem são muitas pessoas que sabem muito, mas que não tem experiencia em sala de aula o que torna mais difícil a transmissão do conteúdo. Fiz uma aula específica sobre a fórmula SE, inclusive você poderá aprender como usá-la com mais recursos, o endereço da aula é esse http://www.marvin7.com/2010/03/formula-se-curso-gratuito-do-excel-2003.html . Muito obrigado pelos elogios, é um prazer saber que meu trabalho tem ajudado.

Anônimo disse...

Bom gostaria de agradecer pelo lindo projeto que você realiza, de oferecer um curso gratuito para todas as pessoas , principalmente as pessoas mais necessitadas, que como eu não tem condições financeiras de pagar esse tipo de curso. Parabéns !

marvinoliveiras disse...

muito obrigado, continue acompanhando o curso, as outras aulas também possuem assuntos muito interessantes.

Anônimo disse...

Por favor ajuda-me,já tentei várias vezes e não consigo achar o erro nessa fórmula. Já verifiquei também a posição das células e não há erro.Quando clico enter,acusa erro na digitação;e se eu clico ok,o cursor fica em cima do nrº6 e fica preto piscando. O que há de errado no nº6?!?!?!?!
=se(d4>=6;"aprovado";"reprovado");essa é a fórmula que estou usando.

marvinoliveiras disse...

se você está usando a fórmula assim =se(d4>=6;"aprovado";"reprovado"); está errado, pois você acrescentou um ponto e vírgula no final, o correto é assim =se(d4>=6;"aprovado";"reprovado")

Anônimo disse...

show de bola estas suas explicações.
me ajudaram muito!
Parabéns pela iniciativa!

Johnny willys disse...

Parabéns cara eu estava precisando aprender várias coisas do excel e você tornou essa experiência mais facíl e divertida gostei tanto que vou continuar aprendendo no seu site. Meus parabéns.

Unknown disse...

Muuuito boa essa planilha, consegui relembrar as matérias que tive no curso de Informatica !!!!

marvinoliveiras disse...

Muito obrigado pelos elogios Iara Martins.

Postar um comentário